domingo, 25 de dezembro de 2011

Iluminação Residencial: Sala de Estar



A sala de estar é um desses ambientes onde podem ser realizadas as mais diversas atividades; é onde lemos, recebemos amigos, conversamos, assistimos televisão, trabalhamos, relaxamos, namoramos, enfim, um dos espaços mais freqüentados da casa, pelo menos para mim. 
Para iluminar a sala de estar de modo que seja possível criar a sensação e as condições esperadas para os diferentes momentos, é preciso trabalhar com diversos tipos de iluminações combinadas, criando camadas de luz que se superpõem, e que podem ser acesas juntas ou isoladamente, atribuindo personalidade ao espaço e, contribuindo com a sensação de bem estar, conforto e motivação. 
O uso de dimmers (variadores de intensidade de luz) para cada uma dessas camadas também é um recurso interessante, pois alem de permitir a dosagem exata da luz, pode criar infinitas combinações de acendimento, de maneira similar à iluminação natural, em constante mutação. (Ouviram clientes!!!... Dimmer já!)
A partir de entrevista com o arquiteto Gilberto Franco, da Franco & Fortes Lighting Design, para a revista da Tok Stok ( que eu acho uma revista que tem uns artigos aproveitáveis), segue esse roteiro que talvez ensine quem não conhece nadinha de nada! Vamos?!?!...



Iluminação geral: indireta ou difusa 


O primeiro passo para iluminar uma sala de estar é definir a iluminação geral do ambiente. 
Nesse caso, podemos optar pela iluminação indireta, onde o facho de luz é direcionado para cima, o que proporciona uma iluminação geral suave. Para isso, podem ser utilizados alguns modelos de arandelaspendentes,luminárias de piso, além das sancas com luminárias ou lâmpadas embutidas. E o que é melhor: sem precisar daquela bagunça de gesso, o que é muito usado para fazer esse tipo de iluminação!


Outra opção é utilizar a iluminação difusa através de luminárias pendentesplafons,arandelas ou luminárias de piso e de mesa, desse modo a fonte de luz (lâmpada) não fica visível e é distribuída para todos os lados. 




Dicas: 
* Evite colocar um único ponto de luz no centro de uma sala grande, de modo que ele ilumine por igual todas as paredes, isso causa monotonia.
* Se o pé direito do ambiente é menor que 2,5 m de altura, evite as luminárias pendentes. Se forem utilizadas luminárias de piso, elas podem clarear as paredes e forros, o que dá a impressão de alongamento da parede.
* Pode-se também conseguir iluminação geral iluminando as paredes. A iluminação lateral é muito agradável e nos remete à sensação da luz proveniente das janelas. 
* É interessante a utilização de dimmer para a iluminação geral, o que torna possível regular a intensidade da luz, deixando o ambiente mais aconchegante ou mais estimulante e economizando energia elétrica. 
* As arandelas, devem ser colocadas preferencialmente em locais de passagem ou próximas a bancadas, de modo que fiquem menos visíveis, já que são elementos mais brilhantes. 
* Procure utilizar esta combinação de luminárias e tipos de iluminação em interruptores diferentes, isso possibilitará flexibilidade.




Já aprenderam alguma coisa?! Porque eu achei sensacional! Então... já que vocês estão gostando horrores, continua no próximo post!...
hehehehe! beijos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário