Com vocês...
Medalhão de mignon com molho de shimeji e batata delícia!
Esse prato é um pouco elaborado. Dá um certo trabalho pra fazer, principalmente com as batatas. Mas garanto que vale a pena, e amarra qualquer bofe!!!!
Vamos por partes: antes de mais nada, você tem que comprar o filé mignon. O mais legal é ir num açougue. Mas se você não conhece um limpinho, de confiança, melhor ir no balcão do mercado mesmo.
Quem entende de corte de carne pode comprar aquela peça que vem embalada a vácuo, limpar e porcionar em casa mesmo.
Como moro no interior tenho um super Sr. açougueiro que faz tudo pra mim! :)
Peça para o sr. açougueiro limpara para você uma peça de filé mignon, e cortar medalhões de no mínimo 2 dedos de altura.
Guarde as aparas! Podem ir pra um risotto ou um strogonoff em outro fim de semana, é só colocar em saquinhos próprios para congelamento e jogar no freezer! Duram uns 2 ou 3 meses congelados.
Vamos à receita!!! Serve muito bem 2 pessoas.
Ingredientes
Para o filé:
- 4 medalhões de filé mignon
- Sal
- Pimenta do reino (se for moída na hora melhor ainda!)
- Óleo ou azeite para grelhar
Para o molho:
- 1 bandejinha de 200g. de shimeji (branco ou preto)
- 50g de manteiga
- 1 caixinha de creme de leite
- 40ml de molho shoyu
- Cebolinha ou salsinha picadinha para decorar
(Pelo amor de Deus! Não coloque sal no molho! O shoyu já tem sal suficiente pra todo mundo!!!!!)
Para as batatas:
- 500g de batata inglesa
- 50g de manteiga
- Azeite de oliva extra virgem (de boa procedência por favor!)
- Alecrim ou tomilho fresco
- Sal
- Pimenta do reino
Modo de Preparo
Começaremos pelas batatas.
Descasque e corte as batatas em tamanhos um pouco maiores que uma bola de pingue pongue.
Normalmente, se as batatas não forem enoooormes, é só cortá-las ao meio.
Coloque numa panela com bastante água e sal, e leve para ferver.
Você tem que deixar as batatas bem cozidinhas, mas sem desmanchar. Para verificar o ponto, pegue um garfo, e espete na batata. Se ela escorregar do garfo está no ponto. Se não escorregar, ainda está crua dentro.
Pré-aqueça seu forno a 250°C.
Depois de cozidas, escorra as batatas e deixe descansar alguns minutinhos.
Agora vamos temperá-las. Num tabuleiro, assadeira, forma (não importa o nome), disponha as batatas ainda quentes. Jogue a manteiga, o sal e a pimenta, e mexa as batatas (com muito cuidado para não desmancharem) até que a manteiga derreta e as batatinhas estejam completamente envolvidas na gordura.
Leve as batatas ao forno por 30min.
Enquanto as batatas estão no forno, coloque as ervas num potinho, e jogue um pouco de azeite. Mexa com uma colher, para que as ervas fiquem bem envolvidas no azeite (isso retardará o aquecimento das ervas, e não vai deixar que elas queimem no forno).
Retire as batatas do forno, elas devem estar levemente douradas nesse ponto. Com um espremedor (foto em anexo) ou as costas de uma colher, você irá espremer gentilmente essas batatas (como se fossem batatas ao murro). Isso irá aumentar a superfície de contato das batatas com a assadeira, o que resultará numa casquinha extremamente crocante, e o interior macio como um purê.
Jogue as ervas embebidas no azeite por cima das batatas e volte para o forno por mais 30min.
Enquanto as batatas finalizam no forno, vamos para o molho!
O shimeji vem em "cachos". Temos que soltá-los um por um. Você pode fazer isso com a mão mesmo, ou com uma faca - é só cortar a base deles (onde estão todos grudadinhos). Eu, particularmente, prefiro tirar com a mão mesmo.
Numa panela, coloque a manteiga e deixe derreter. Refogue os shimejis na manteiga.
Quando estiverem bem cozidinhos (igual do japonês!) adicione o shoyu. Quem gostar muito de shoyu, pode colocar mais um pouquinho. Mas tem que tomar cuidado com o sal!!!!
Refogue mais um pouco e adicione o creme de leite.
Aqui vai um truque: se você deixar o creme de leite esquentar demais, ele vai talhar. Então adicione o creme de leite na hora de servir, deixe aquecer um pouco, desligue o fogo adicione a salsinha ou cebolinha e sirva. Se for rapidinho ele não talha! :)
Nessa hora, a batata já deve estar prontinha! Linda, dourada e crocante!!! Desligue o forno e deixe ela lá dentro quietinha, enquanto você grelha os medalhões. Assim ela vai continuar quentinha quando você servir.
Os medalhões são simples: tempere com sal e pimenta, e grelhe (pode ser na chapa, na frigideira, naquela panela velha que sua mãe faz bife, tanto faz!)
Esquente bastante a chapa (sem nada). Quando estiver bem quente, coloque o óleo ou azeite (sou adepta de fazer grelhados com azeite, não pelo "saudável" - até porque o azeite quente não é nada saudável - mas pelo sabor!) deixe esquentar - se você deixar o óleo esquentar demais, ele vai começar a soltar uma fumaça, e deixar sua cozinha super fedida, e isso significa que seu óleo queimou! Se isso acontecer, jogue o óleo fora (de maneira sustentável), lave a panela e comece de novo!
Com o óleo quente, grelhe os medalhões até o ponto desejado (recomendo bem mal passado).
Para montar o prato, disponha dois medalhões, coloque o molho por cima e sirva com as batatas! Pronto!
Dica da chef: Jogue nas batatas, junto com as ervas, alguns dentes de alho crus e inteiros. Eles vão ficar super macios e doces no final do cozimento!!!
E ai genteeee!!!!... Gostaram?!?!?!... Eu vou fazer com certezaaaa!!!... É tão bom ter gente empenhada em ajudar, e melhor ainda poder postar conteúdo exclusivo pro blog!!! (adorooo!!!)
Beijos e Bom fds!!!
Obs: Não esqueçam de acessar o blog no sábado e domingo que eu já programei uns posts sensacionais!!!...
nhamy!
ResponderExcluirHum, bacana!
ResponderExcluir(Marcos Eduardo, primo, reportando o recado da ilustríssima vovó Mangeca)
ResponderExcluirAchei lindo, chamei sua querida Erenilda para olhar também. Adoramos! Marquinhos vai enviar para o meu email, vou imprimí-la e fazer aqui em casa!
Sucesso!
Ainda bem que aqui em casa Nicholas é o "chef"... e como ele adora cozinhar, vou mostrá-lo suas receitas para um domingo de inspiração...
ResponderExcluirSucesso com os posts prima!!!
Bjo bjo