sexta-feira, 1 de agosto de 2014

FORNO EMBUTIDO: ELÉTRICO X A GÁS


Gente, sempre quando surge uma dúvida na cabeça de algum cliente meu, é daí que eu penso em fazer um post aqui no blog! Funciona mais ou menos assim!
Hoje a dúvida é sobre essa situação:

"Bethânia, decidi optar mesmo por um cooktop na cozinha, porém me surgiu uma dúvida: o forno terá que ser de embutir, certo? Então, optar pelo a gás ou o elétrico?"

Bom gente, eu também fiquei nessa dúvida quando fui optar por esse tipo de forno na minha casa e por isso vou compartilhar os prós e os contras de cada um:

Forno a gásForno elétrico
Vantagens
  • Aquecimento e resfriamento mais rápido que o forno elétrico (aproximadamente 10 minutos).
  • Consome menos energia elétrica, pois somente a utiliza para gerar faísca ou para acender a lâmpada.
  • Se você tiver gás natural (encanado), pode ser conveniente, devido ao valor reduzido.
  • É mais econômico em utilizações freqüentes.
  • Para assar tortas pode ser melhor, pois esquenta mais embaixo do que em cima, e não queimando a cobertura.
Vantagens
  • Maior controle de temperatura.
  • A distribuição do calor dentro do forno é melhor se possuir ventoinha.
  • Mais fácil de limpar.
  • Não há necessidade de mão de obra especializada para instalação, somente uma tomada aterrada (normalmente 220V).
  • Mantém o calor por mais tempo depois de desligado (útil para manter pratos quentes).
  • Funções para ligar apenas o calor no chão, ou no teto do forno, e função grill, usada para gratinar ou dar cor ao assado.
Desvantagens
  • Não distribui o calor igualmente por todo o forno, podendo assar irregularmente.
  • O controle de temperatura é feito por termostato, mas não é tão preciso, afetando preparações delicadas como doces.
  • Mais difícil de limpar do que o forno elétrico.
  • Custa mais para ser instalado, pois necessita de mão de obra especializada.
  • Requer conexão com a rede de gás ou com botijão retornável, sendo que no caso de gás natural, pode ser necessário converter o forno.
  • Tem risco de vazamentos de gás se a manutenção não for feita de forma apropriada e nos prazos corretos.
  • Não gratina alimentos, a não ser que tenha a função grill, que é uma resistência elétrica, assim como o forno elétrico.
Desvantagens
  • Custo de operação maior que o do forno a gás.
  • Demora a esquentar e esfriar (cerca de 20min para atingir temperatura).
  • São um pouco mais caros do que os fornos/fogões a gás. Dependendo do modelo, muito mais caro.
  • Não vem junto com o fogão, há somente de embutir.
  • Necessita instalação elétrica que suporte o consumo do forno
  • Nem todas as cozinhas vêm equipadas com tomada 220V aterrada, que é a mais apropriada para este forno.
  • Móvel onde o forno será instalado deve ser preparado para suportar a temperatura do forno.
(Fonte: blog minha nova casinha)

Então... Eu, como não poderia deixar de expressar minha opinião, vou dizer por qual forno optei!
ELÉTRICO!!!
POR QUÊ?!
Então, porque eu já tenho experiência com o forno a gás e sei que com ele a gente tem que ir desenvolvendo "os macetes" para conseguir preparar as coisas! Como o forno elétrico controla a temperatura exata, acho eu que assar se torna uma coisa menos doída! hahahahaha!!!
Não só por isso, lógico! Também porque na minha cozinha já vai ter uma churrasqueira a gás (outro ponto a ser discutido em outro post) então, já terei que desmembrar ponto de gás para a churrasqueira e o cooktop, achei uma solução mais simples para o meu caso!
Se você for pesquisar, você irá perceber que nem é tão mais caro assim! (é tipo o sistema inverter do ar condicionado - outro caso a discutir).
Como eu não asso muito, acho que o meu gasto de energia não será exorbitante né! Prefiro que minhas coisas assem por inteiro!
Então, eu não sei se vocês curtem esses posts informativos, mas assim, as vezes é bom né gente!!!...



Um comentário:

  1. Optamos pelo forno elétrico tb. Mas semana passada ele resolveu dar pane no timer =(
    mas fora isso é MUITO bom!


    Blog do Sofá

    ResponderExcluir