quinta-feira, 17 de maio de 2012

Tutorial sobre SALA DE JANTAR


Ai gente, o povo anda muito nessa onda de tutorial, então para não ficar fora de moda, achei umas dicas super legais navegando por ai!!!...
Essas dicas são para as pessoas que acompanham meu blog e gostam muito das dicas de decoração!!!... 
Vamos a elas?!?!....

"Até o fim os anos 50, as salas de jantar eram amplas com pé-direito alto e recheadas de móveis escuros e severos – mesa com até 20 lugares, cadeiras robustas de espaldar alto, o indispensável bufê e, claro, a cristaleira -, todos na mesma linha. A modernidade trouxe salas bem menores – onde as áreas de jantar e de estar são separadas por dois ou três passos -, e instaurou a mistura de estilos, cores e materiais. Veja como resolver a área destinada ao jantar nessas dicas de especialistas.


Acertando na MESA
Muita gente sonha com uma mesa de jantar grande, mas é um contra-senso se o living tem apenas o clássico conjunto de sofás de 3 e 2 lugares – ou seja, onde se acomodam 5 pessoas. O jantar deve ser proporcional.
Antes de escolher a mesa é preciso definir o espaço, medindo as paredes e deixando no mínimo 80 cm para as cadeiras – menos que isso, o usuário fica espremido e desconfortável.
Embora a grande tendência seja a mesa quadrada, a redonda é ideal para ambientes menores, não só porque permite melhor circulação como porque acomoda mais gente.
A mesa redonda para 4 pessoas mede o mínimo 1,00m de diâmetro; para 6 pessoas, 120m (a quadrada, 1,30 x 1,30 m) para 8, pula para 1,50m (a quadrada de 1,60 m); e para 10, chega na marca de 1,80 de diâmetro.


Outra boa opção é uma mesa retangular com um lado escostado na parede; quando necessário, é só puxar e usá-la inteira. Para acomodar 6 pessoas, calcule 0,90 m de largura; para 8, é preciso 1,00 m. Para cada pessoa conte pelo menos 0,60 m para definir o comprimento.
Com relação à altura o máximo é 0,75 m, ou as pessoas terão de levantar os ombros e ficarão desconfortáveis.

No papel principal, CADEIRAS
Muitos arquitetos ou decoradores hoje consideram as cadeiras os elementos mais importantes da sala de jantar, por isso precisam ser extremamente confortáveis. As cadeiras comuns tem cerca de 45 cm de largura, o que nem sempre é suficiente para um adulto.
É recomendável não optar por tecidos que não sejam laváveis para as cadeiras estofadas… Aplicar produtos impermeabilizantes, como Scorchgard, ajuda. Prefira tecidos como camurça, chenille e jacquard (opções mais trabalhadas disfarçam eventuais manchas).

As cadeiras não precisam ser todas iguais – nem na forma, nem no material. Essa é outra tendência nova. Em mesas retangulares a variação pode ser apenas nas cabeceiras. Em mesas quadradas, cadeiras iguais apenas frente a frente, num duo divertido. Em mesas redondas, colocação alternada, jogando com cores diferentes. Esses são alguns exemplos. Pode-se ainda misturar várias cores em tecidos lisos ou com listras finas, ou optar por padrões em composé na mesma cor.
Cadeiras com braços são muito mais confortáveis, mas ocupam bem mais espaço que as comuns. Uma boa opção é usá-las somente nas cabeceiras da mesa retangular. 

E ai?! Gostaram das diquinhas?!?!?!... Ja deu para dar uma noção quando você ficar a fim de comprar uma mesa de jantar para a sua casa?!

Um comentário: