domingo, 26 de fevereiro de 2012

BioDiversidade em Construção

Gente, tudo bom com vocês?!?!... Então, estavam com saudades de mim?!... Queria mesmo pedir mil desculpas, mas é que por causa do carnaval, acaba que a gente precisa resolver tudo de uma vez!... Mas então, como eu não consigo ficar sem compartilhar algo legal... estou de volta para replicar uma reportagem da CASA VOGUE deste mês que está sensacional!



Em meio a edifícios urbanos, uma verdadeira floresta vertical, com centenas de árvores e milhares de arbustos. A ideia, que à primeira vista pode parecer utópica, está ganhando corpo em Milão, onde estão em construção as torres propostas pelo arquiteto italiano Stefano Boeri e por seus colegas Gianandrea Barreca e Giovanni La Varra, do escritório Boeri Studio.
Com 80 e 112 metros de altura, os dois edifícios habitacionais hospedarão 480 árvores de médio e grande porte (de 6 a 9 metros de altura), 250 árvores de pequenas dimensões, 11 mil espécies de forrações e 5 mil arbustos. Toda essa vegetação corresponde a 10 mil m² de floresta. A concretização do projeto exigiu dois anos de desenvolvimento, um trabalho conjunto entre arquitetos, engenheiros e botânicos.
Para que se tenha em mente sua complexidade, basta pensar que um apartamento no 20º andar poderá ter, em seu jardim, um carvalho de 9 metros de altura.

 A “pele verde” dos edifícios promete diversas outras vantagens: protege da radiação solar, funciona como barreira contra a poluição acústica, filtra a poeira e restabelece a umidade do ar ao seu redor. 
A conclusão da obra está prevista para 2013. Enquanto isso, as plantas que serão inseridas nos edifícios estão sendo pré-cultivadas em viveiros, para que se adaptem às condições de que irão dispor quando estiverem implantadas. Espera-se que o projeto inspire o surgimento de novas “florestas verticais” mundo afora. (WINNIE BASTIAN)

Quem nunca na faculdade não teve esse ideia que atire a primeira pedra!... Porém, o mais legal, é ver que aquilo que a gente já estava querendo fazer, e que considera o jeito certo de construir já está começando a ser implantado.
Agora a gente fica com os dedos cruzados aqui para que estes prédios sejam muito bem sucedidos e isso acabe se tornando uma febre!!!... hehehe... Eu moraria fácil nele!!!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário